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​"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” Nelson Mandela

 

Educação Infantil

 

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9.394/96), a Educação Infantil configura-se é a primeira etapa da Educação Básica e, como tal, possui identidade própria e objetivos definidos.

 

Sua função educativa é reconhecida, indo além de uma perspectiva pu­ramente assistencial como “Jardim da Infância”: ao ajudar as famílias a cuidarem dos meninos e meninas, e também não se restringe ao lugar de “Pré-Escola”: apenas com o objetivo de preparar os alunos para o Ensino Fundamental ou uma etapa posterior.

 

A concepção construtivista interacionista do conhecimento provoca outro olhar sobre as propostas e posturas pedagógicas para esse espaço edu­cacional. Mostra a criança como um sujeito social, interativo, produtor do conhecimento, a partir de situações vivenciadas dentro e fora da escola. Confirma a importância de se considerar a criança no seu tempo, com suas necessidades imediatas de atendimento e educação.

 

Do ponto de vista educativo, essa é uma etapa escolar bastante complexa, pois o grau e a velocidade de mudanças físicas e psicológicas que ocorrem nas crianças, nessa faixa etária, não podem ser comparados com nenhum outro período de vida do indivíduo. Os meninos e as meninas, nos primeiros cinco anos de vida, apreendem conhecimentos, hábitos, comportamentos de formas variadas e em contextos diversos.

 

Toda proposta educativa deve ser orientada por pressupostos teóricos que explicitem as concepções de desenvolvimento, de ensino e aprendizagem, fundamentando, ao mesmo tempo, as ações dos educadores. A LDBEN es­tabelece os pressupostos teóricos que regem os fundamentos e princípios da Educação Básica, numa perspectiva construtivista sociointeracionista, tendo como referência as teorias de Vygotsky e Jean Piaget, que evidenciam a necessidade de uma proposta educativa consciente e de qualidade para a Educação Infantil.

 

De acordo com as disposições da LDBEN, para todos os segmentos da Educação Básica, a Educação Infantil também está organizada por idade, baseando-se nas possíveis regularidades existentes, nos aspectos cognitivos, afetivos, emo­cionais e sociais das crianças, nas faixas etárias abrangidas (de 0 a 5 anos).

 

Esta organização se manteve até a publicação da Lei 11.274 de fevereiro de 2006 que ampliou o Ensino Fundamental de oito para nove anos: cinco anos iniciais (do 1.º ao 5.º) e quatro anos finais (do 6.º ao 9.º). Para compor essa nova organização, as crianças de 6 anos deixam a Educação Infantil e são matriculadas no 1.° ano do Ensino Fundamental de nove anos, encurtando, assim, a extensão do primeiro segmento da Educação Básica.

 

O desenho curricular da Educação Infantil propõe nas suas diretrizes a organização do trabalho pedagógico a partir dos eixos do desenvolvimento pessoal e social da criança e do conhecimento de mundo.

 

A organização dos espaços e dos tempos escolares são pensados e planejados para favorecer o desenvolvimento de atividades que promovam o desenvolvimento de habilidades adequadas que possibilitem à criança aprender a conhecer a si própria e o mundo que a cerca através de atividades lúdicas que a levem a desenvolver seu pensamento.

 

Toda ação educativa é um ato político, e deve estar comprometida com a cidadania e a formação de uma sociedade democrática, portanto a consciência ecológica e ética deve ser formada desde a Educação Infantil.

 

Fizemos a opção pela designação – Maternal, 1º Período, 2º Período para as crianças de 1 ano e 6 meses a 5 anos de idade para garantir a Educação Infantil, pois acreditamos que apesar das especificidades de cada faixa etária, todos são capazes de construir relações e significados. De acordo com as orientações legais, as crianças de 6 anos são atendidas no 1º Ano do Ensino Fundamental.

 

Os parâmetros para organização dos grupos tomam como referência as orientações da Secretaria de Estado da Educação e Conselho de Estado da Educação, onde o Instituto Educacional Barreiro Grande resolve:

 

  • Classes com crianças de 1 ano e 6 meses a 3 anos

  • Classes com crianças de 3 a 4 anos

  • Classes com crianças de 4 anos até 31 de março do ano em curso.

  • Classes com crianças de 5 anos  até 31 de março do ano em curso.

 

Anos iniciais (1º AO 5º ano)

 

Componentes Curriculares do 1º Ano ao 5º Ano

Base nacional comum:


Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências, Artes, Educação Física.
Parte Diversificada: Literatura Infanto Juvenil,  Produção de texto, Língua Estrangeira Moderna (Inglês) a partir da 1º Ano do Ensino Fundamental. Empreendedorismo e ética do 2º ao 5º ano do ensino Fundamental.
A carga horária de cada um desses componentes curriculares será especificada no Plano Curricular, em anexo.

Ensino fundamental 

 

O Ensino Fundamental de 09(nove) anos deve garantir as oportunidades educativas requeridas para o atendimento das necessidades básicas de  aprendizagem dos educandos focalizando em especial os objetivo da formação básica do cidadão, mediante:


o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;


o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;


o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social;


proporcionar ao educando o Ensino Fundamental com duração mínima de nove anos, com objetivos a formação básica do cidadão;
capacitar o educando, através de suas atividades, a adquirir e desenvolver os conhecimentos atualizados que lhe permitam interagir no mundo que o cerca;


desenvolver atividades pedagógicas integradas, contínuas e progressivas que atendam às características bio-psico-sociais do educando.

 

Anos  Finais (6º AO 9º ANO) 

 

Componentes  Curriculares do 6º ao 9º ano

Base nacional comum:


Língua Portuguesa, Matemática, Artes, Educação Física, História, Geografia, Ciências
Parte Diversificada: Língua Estrangeira Moderna (Inglês), Produção de Texto, e Prática de Laboratório.
A carga horária de cada um desses componentes curriculares será especificada no Plano Curricular, juntamente com as observações do Tratamento Curricular.


O desempenho curricular do Ensino Fundamental – 6º ao 9º Ano, tem como meta a formação dos hábitos, das habilidades de estudo , da capacidade para resolver problemas e da atitude de responsabilidade acadêmica diante dos saberes das diversas disciplinas.
O desenvolvimento do trabalho pedagógico busca formar cidadãos capazes de posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações que envolvem significados desses saberes.


Os alunos devem, também, saber questionar a realidade a partir dos conhecimentos adquiridos nesses estudos, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a capacidade de análise crítica.


Este processo é assimilado pelos alunos quando podem vivenciar experiências interdisciplinares que lhes forneçam conteúdos de forma organizada e associada às práticas sociais contextualizadas na sua história. É importante afirmar que não há aprendizagem sem conteúdos.Esse processo busca dar significado ao conhecimento escolar, mediante a contextualização e a interdisciplinaridade.


Ensino Médio

 

O Ensino Fundamental visa à formação básica do educando mediante o desenvolvimento de habilidades básicas necessárias ao domínio da leitura, da escrita e do cálculo; a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo em vista a construção do conhecimento, aquisição de habilidades e a formação de atitudes e valores.


O Instituto Educacional Barreiro Grande ministrará o Ensino Fundamental completo e terá a sua duração anual e número de horas de trabalho escolar determinado pela legislação vigente.

O Ensino Médio, etapa final da educação básica, com carga horária mínima de 2400 (duas mil e quatrocentas) horas, estabelecida pela Lei vigente sendo os conteúdos com base nacional comum de pelos menos 75% (setenta e cinco por cento) e 25 % (vinte e cinco por cento) conteúdos da parte diversificada terá como objetivos:

 

  • aprimorar o educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

  • oferecer a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

  • proporcionar a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade às novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

  • oferecer o aprimoramento do educando como pessoa humana incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

  • a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina;

  • proporcionar a educação geral necessária ao desenvolvimento integral do aluno e à sua preparação para continuidade de estudos, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

  • proporcionar ao aluno a preparação para o trabalho e a habilitação profissional, quando se tratar de modalidade técnica, com caráter de terminalidade e continuidade.

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